quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Comunicação Internacional & Internet

O Marketing é um conjunto de estudos lógicos e estratégias que promovem o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor. Consiste, portanto, na relação de troca entre os desejos e as necessidades do cliente e os objectivos das empresas. A definição aplica-se em qualquer segmento, por isso, o marketing digital implica exactamente a mesma relação de troca, porém através dos meios digitais como a internet. De acordo com Kotler (2002 p. 251) “os canais de marketing on-line representam a evolução mais recente do marketing directo. Canal de marketing on-line é o que pode ser atingido por uma pessoa via computador e modem.
As ferramentas disponíveis no marketing electrónico actualmente são variados: hot sites interactivos, blogs, chat´s, comunidades, etc. E cada uma dessas opções responde mais adequadamente a um público específico. No caso do e-comerce, os e-mails e os sites de busca são as principais formas de gerar “procura”. Observamos que o canal digital não é mais uma coisa secundária, mas sim, uma obrigação. A empresa que se preocupa apenas em atender os seus clientes em horário comercial corre um grande risco de perdê-los para aqueles concorrentes mais agressivos, que utilizam todos os meios para atingir seus clientes. Os profissionais de marketing estão cada vez mais voltados ao marketing directo e/ou database marketing como ferramenta de comercialização. De facto, o marketing electrónico além de aumentar as oportunidades de negócios, mudou a relação vendedor/cliente.

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