quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Protocolo & Etiqueta

Nos dias que correm para uma empresa se lançar no estrangeiro é extremamente importante saber, e quando falo em saber é mesmo conhecer e explorar. Tornou-se óbvio a importância da internacionalização num mercado global, mas até que ponto estão as empresas preparadas?

Para uma empresa se lançar num outro mercado que não seja o seu, é necessário uma pesquisa de Mercado aprofundada, mas mais do que isso é extremamente importante uma pesquisa cultural. Para se conseguir uma boa negociação é necessário conhecer de perto a cultura em que nos vamos inserir.

Hoje vivemos em um mundo globalizado e as características culturais locais parecem estar sendo diluídas nessa espécie de solvente geral que é a civilização tecnológica e universal do século XXI. Com excepção das características culturais de certos grandes grupos, como, por exemplo, “árabes”, “chineses”, “europeus”, “americanos do norte”, “africanos”, “latino-americanos” os aspectos nacionais, tão em evidência ao longo do século dezanove e boa parte do XX parecem fazer parte de um passado histórico e terem suas características e símbolos relegados ao mundo dos museus. A negociação é alicerçada na dimensão humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário